domingo, 25 de outubro de 2009

Quando a surpresa surpreende... desculpem o pleonasmo

Seamus e a estreia de Topsyturvy agitam noite na Divina... mas quem bota pra dançar é outra banda

Já devia ser quase uma da manhã quando cheguei naquela quente sexta-feira na Divina Comédia, a já conhecida casa noturna que abre um espaço bacana para as bandas independentes de Mogi e de fora. Lá, minha velocidade diminuiu bruscamente, pois nunca vi tantos amigos e conhecidos presentes num mesmo local numa mesma noite. Andava a passos lentos para poder cumprimentar a todos. O motivo da reunião: shows do Topsyturvy e do Seamus.

“E aí, Bôe!” para cá, “Stefano, cara, beleza?” acolá, “Opa, você comparaceu!” pra todos os lados – certo, senhores Ventana? Quase passei reto sem querer pelo Geo. Há tempos estou para falar para ele e a trupe do Conte-me uma Mentira que gostei muito do CD, A viagem do Pássaro, lançado há pouco tempo também no ótimo espaço Campus VI.

Comecei a ouvir uns boatos de que rolaria uma surpresa na noite. E pensei que havia descoberto e estragado tudo: contaram-me que o Danilo, Hierofante Púrpura, tocaria teclado numa faixa do Seamus. Bacana, bacana, vamos ver.

A grande estreia do Topsyturvy em terras mogianas também abriu a noite de shows. Vamos às confissões: quando fiquei sabendo, há algumas semanas, da formação da banda - Alê e André, ambos ex-Mentecapto, Gui, ex-Motocontínuo, e Gummer, ex-Fellaccios - eu imaginei mil coisas de como seria o som deles: uma mistura de todas as bandas anteriores, talvez. Tem a ótima demo “-1”, que falei há alguns dias por aqui, mas são outros quinhentos ouvi-los ao vivo.

Vê-los se debatendo no palco, com guitarras cortantes e um Gummer endiabrado arregaçando a bateria, deixaram todos boquiabertos. As luzes dando um clima perfeito, o cabelo chanel do Gui encobrindo o rosto enquanto berrava as canções, intercalados pelo agitado Alê. Um show de rock bem completo.

Com os ouvidos amortecidos, um rápido set de discotecagem para, em seguida, entrar os rapazes do Seamus. que há muito não via um show. A última vez foi a vez do chapéu, certo Pedrinho?

“Vocês podiam tocar Brilliant Lights Brilliants Stars, hem?”, pedi, como um fã. “Pô, hoje não, mas te explico: Topsyturvy é um som pesado. Então nosso set foi feito pensando nisso, vai ter coisa pesada”, explicaram o Bôe e o Meteoro. Digo: explicado, mas não justificado. :P

Abriram com Blame e terminaram com Modern Dance. O meio disso tudo pode ser explicado em diversas palavras e termos: Rock, Régis subindo no palco, Danilo dando um peso incrível para duas canções – incluindo Modern Dance -, Danças, gritos, puta alegria, música nova... e a bagunça de sempre que gostamos muito.

Terminada Modern Dance, eu já estava com o gogó preparado para pedir Brilliant Lights, mas não deu tempo: eis que sobe ao palco, com seu bigode e figurino setentista, Giácomo, líder eterno do Fellaccios, para cantar três ótimas canções mais do que fieis à pornô-chanchada de sua banda.

“Nunca vi Fellaccios tão pesado!”, exclamou o Gui. Eis o motivo: Giácomo subiu ao palco, mas o Seamus não desceu, pois era a própria banda de apoio.

Fellaccios é o tipo de banda que você assiste a um show e consegue enxergar tudo muito claramente: qual é a proposta, qual a qualidade, o que dizem as letras e seu contexto seja hoje ou na época da Vera Fischer gritando "Diz que me ama, porra!"... e isso ocorre pois tudo é muito bem pensado e realizado. Não há ponto sem nó.

Acabadas as apresentações, saí à francesa. Como disse o Gui durante o show do Topsyturvy, foi muito bacana ver o Divina cheio outra vez, com o pessoal comparecendo pelo rock. Agora é esperar um CD cheio do Topsyturvy (fontes seguras me dizem que sairá no começo do ano que vem), o Taubaté Democracy do Seamus... e quem sabe um retorno do Fellaccios.

E aguardar o Stefano postar as fotos da noite no flickr dele.

4 comentários:

Gab disse...

Foi uma noite maravilhosa, com todos os amigos presentes e amor Mogi-Vale. Seamus emocionando como sempre e TopsyTurvy dando orgulho para os mogianos e para todos.
Lindo, lindo.
Belo texto, by the way, Z.
Beijos

fernando lalli disse...

What happens in Mogee, stays in Mogee. Por isso não me pronuncio sobre esta noite.

=D

Regis Vernissage disse...

pra se ter uma idéia, escrevo na segunda-feira... apenas hoje consegui forças para tal...
soberbo!

guimotoco disse...

Foi foda, mto bom tocar com amigos tão queridos, casa cheia, boas bandas!!!
perfeito!!