quinta-feira, 8 de abril de 2010

Liberdade de Expressão

Olá, pessoal.

Há um ano mais ou menos, aqui rolou um post bem polêmico. Um post não, um comentário que gerou toda uma polêmica.

Nessa discussão, não faltaram ofensas pessoais de anônimos. Muitas vezes, sem argumento e apenas provocativas.

Na blogosfera, há um outro assunto polêmico em relação ao anonimato: se um anônimo ofender uma terceira pessoa, quem pode ser processado por essa terceira pessoa é o próprio blogueiro, por permitir que esse comentário seja veiculado em seu blog.

Eu nunca concordei com isso. Acho que anônimos podem falar o que quiserem, as pessoas têm o direito de se defender, e, anônimos sem argumento, basta ignorá-los. Mas, com uma legislação nada a favor ao blogueiro, a coisa complica.

Por isso, eu participei da discussão do Marco Civil da Internet do Brasil. Qualquer um podia participar, na verdade. Foi aberta ao público. Eu me senti obrigado, com meus interesses de blogueiro e cidadão, que usa muito a internet, defende a liberdade de expressão e a troca de conhecimentos.

Participei de todos os tópicos do Marco. Comentei, opiniei, discordei de algumas coisas. No final das contas, acabou que eu fui uma das pessoas que mais participou da discussão no Brasil. E não fiz nada de mais, apenas discuti o que me interessava. Qualquer um podia fazer isso.

Mas, com esse destaque, o Estadão entrou em contato comigo para produzir uma matéria sobre isso. Você pode conferir o texto aqui. E, ontem, eu dei uma entrevista à TV Cultura sobre esse mesmo assunto, que você confere no vídeo abaixo.



Coloquei isso aqui por imaginar que esse assunto pode ser de interesse de todos.

Melhorar o espaço na web vai melhorar o espaço real. Para continuarmos a fazer um som legal por aí.

Abraçøs a todos.
Por Zelenski, ao som de Owen.

3 comentários:

Regis Vernissage disse...

bem Z, em primeiro lugar parabéns pela sua exposição num assunto tão delicado quanto este... e quanto aos anônimos, vc já sabe minha opinião, como também todos aqueles que frequentaram aquele "post maldito" o sabem... beleza do mané não querer se expor, ter vergonha de botar a cara no tapa e tal, a liberdade de expressão é isso aí... mas vc ser o responsável pelas asneiras que impreterívelmente um anônimo fala contra terceiros (justamente se escondendo na máscara "anônima") já é demais né...
ê paisinho mégavilhoso esse que eu vivo... tsc tsc tsc

Moura, Nah disse...

Bacana está ideia de gerar uma discussão para se criar o Marco Civil da Internet do Brasil, a maioria dos conceitos, normas e leis são impostas de cima para baixo. Bacana também você ter participado e contribuído de forma massiva, porém é triste que apenas duas pessoas tenham tido esse grande envolvimento na questão, e sobretudo por estas pessoas, no caso você e o outro rapaz estarem diretamente inseridos nesse meio. Afinal, me parece nitido que vivemos em um processo de transição, de uma indubitável necessidade criada dependente das novas tecnologias, além destas novas midias nos meio de comunicação. É claro que isso leva a outras inumeras discussões, os resultados destas novas midias, o aumento da "realidade virtual" no nosso cotidiano e até mesmo sobre o que de fato representa uma liberdade de expressão. Mas, cito como o Regis, a questão do anonimato. É relevante saber que as palavras, ideias acabam sendo mais importantes do que quem as diz, mas quando se usa disso em proveito para o lado pessoal e para ofenças parece claro que não houve avanço na liberdade de expressão, e sim uma apropriação com determinados interesses do conceito. E infelizmente no Brasil o anonimato se refere mais a isso, enquanto não se tem uma mudança na mentalidade, é preciso de alguma restrição, afinal bullyng é coisa séria. Mas enfim, parabéns Z por trazer essas questões para este espaço voltado a música, não apenas pela música precisar da internet e vice versa, também por compreender os meios que estamos inseridos, gosto de uma frase do teorico de mídia Mcluhan “a modelagem social se refere muito mais a natureza do meio atravez do qual os homens se comunicam, do que pelo conteúdo da comunicação”.

Selo Sem Sê-lo disse...

Parabéns pela matéria Z, legal ver a significância do seu trabalho!
Se analisarmos mais a fundo veremos que essa lei estúpida de responsabilizar o blogueiro não é de se espantar, visto que há um movimento silencioso, mas gigantesco, das grandes mídias pra desestabilizar a cultura de blogs. E o medo das pessoas comuns assumirem o controle da comunicação?
A internet foi um tiro que o sistema deu no próprio pé, agora não tem mais volta...

Vamo que vamo!